By

Vamos no Open de Cascais

Combate, Karaté

A professora Ana Afonso, juntamente com o sensei Rui Valadas e o sensei António Ramalho, vai levar três karatecas ao Open Vila de Cascais. Esta é a primeira grande prova destes jovens atletas, uma vez que o Real SC não tem tradição de participar em provas de Karaté.

A professora Ana Afonso explicou que esta participação tem como objetivo proporcionar momentos de convivo e troca de experiências com outros karatecas e clubes, de forma a fomentar o progresso dos atletas na modalidade.

Este é um Open, ainda que regional, ou seja da área da grande Lisboa, já irá permitir a interação com pessoas internacionais.Professora Ana Afonso
  • Alexandre Afonso (escalão 10-11 anos)
  • Maria Rita Gonçalves (escalão 12-13 anos)
  • Carolina Araújo (escalão 14-15 anos)

Estes são os três karatecas que irão representar as cores do Real SC no tatami do Open de Cascais, prova que se realiza no início de novembro.

“A preparação para esta prova ajuda-os a evoluir ainda mais, mas também a dedicar mais tempo e concentração ao aperfeiçoamento das Katas. Cada um tem níveis de dificuldade diferentes e como nunca tiveram em ambiente de competição a sério, tudo isto é novidade para eles, mas também uma grande prova de superação”, explicou Ana Afonso.

É de sublinhar que o processo de aprendizagem está a ser conduzido pela professora que começou o seu percurso no Karaté no Real SC com o Mestre António Ramalho. Hoje, reconhece a pressão e as dificuldades das provas, além de treinar os atletas que vão Open, Ana Afonso espera conseguir transmitir-lhes o conhecimento necessário para controlarem a ansiedade e o nervosismo quando estiveram no tatami.

O ambiente em prova não tem nada a ver com o que eles já passaram. Por exemplo, no Sarau também há muita gente a assistir, mas há espaço para erros. No Open, para além das regras rígidas, terão entre três a cinco júris de olhos postos neles para verificar cada movimento.Professora Ana Afonso

É portanto, também para professora um desafio. Ana Afonso admite estar confiante e acredita que eles vão sair-se bem.

Comments are closed.