O Judo

judo 02judo 03

Foi em 1878 que Jigoro Kano decidiu criar o Judo, como forma de ajudar a melhorar o mundo e a relação entre os seres humanos. Mas a história do Judo tem ligações mais remotas.
No Japão feudal, entre as disciplinas obrigatórias para a formação dos guerreiros (samurais), existia uma muito especial chamada Jiu-Jitsu.
Enquanto as outras usavam armas, o Jiu-Jitsu não usava, e a sua finalidade era habilitar o praticante a enfrentar adversários armados ou não, num contexto de defesa pessoal.
Entre 1877 e 1880, um jovem estudante, de físico franzino chamado Jigoro Kano interessou-se pelo Jiu- Jitsu, onde os fracos, pelo emprego constante das técnicas podiam dominar os fortes. Compreendeu este jovem que o Jiu-Jitsu, desde que convenientemente adaptado, seria um sistema ideal de defesa pessoal.

Em 1882, resolveu fundar a sua própria escola, à qual deu o nome de Kodokan, que se propunha difundir amplamente o caminho da moral, com métodos e princípios filosóficos básicos, ou seja, “máximo de eficiência com o mínimo de dispêndio de energia e o bem-estar e benefícios para todos”.
Quando iniciou a sua actividade na Kodokan, com apenas 12 tatames, Jigoro Kano tinha apenas 23 anos e decidiu designar o sistema de Judo (técnica, doutrina e suavidade).
Entretanto, a oportunidade para se medir forças entre o Judo e o Jiu-Jitsu apresentou-se quando a polícia de Tóquio precisou de um professor para dar aulas de defesa pessoal e solicitaram ao professor Jigoro Kano que apresentasse os representantes da Kodokan para enfrentar os de Jiu-Jitsu. No final, o resultado foi de um empate e nove vitórias para a Kodokan.

Daí por diante, o Judo foi crescendo. Em 1938, Jigoro Kano viajou para o Cairo como membro do Comité Olímpico, com o objectivo de realizar a Olimpíada prevista para o ano de 1940, em Tóquio. Não viu realizar o seu sonho, pois na viagem de volta no dia 4 de Maio de 1938 falecia a bordo do navio Kikawa-Maru.
Em termos de filosofia, o Judo é o caminho para a utilização eficaz das forças física e espiritual. Mais que um ataque, o Judo é uma luta de autodefesa, em que o praticante procura imobilizar o adversário recorrendo a várias técnicas. A um outro nível, o Judo é também uma via para alcançar a compreensão, o domínio de si mesmo, a paz interior e o auto-equilíbrio.

É esta filosofia e são as técnicas de autodefesa que se procuram desenvolver na classe de Judo do Real Sport Clube, não só na perspectiva da formação mas também no espírito da competição. Tendo sempre por base os ensinamentos deixados pelo fundador Jigoro Kano.

ImprimirEmail

REAL SPORT CLUBE

O Real Sport Clube foi criado em 7 de Agosto de 1995 da fusão dos clubes já existentes nas freguesias de Queluz e Massamá

Saiba +

Os nossos contactos

Rua Firmina Celestino Cardoso, 10
2745-777 MASSAMÁ
Telf.: 21 437 51 26
Fax: 21 437 10 73
Email: geral@realsportclube.com