Yoga Clássico

HATHA-YOGA

ॐ O YOGA E SUAS ORIGENS

Ainda que seja um conhecimento que já era praticado há mais de quinze mil (15.000) anos, o Yoga só veio a ser codificado a oito mil (8.000) anos atrás, pelo sábio Patanjali, filho de Gonika, também conhecido como Yakra Pada ou Pés de Tigre, isto, na região que hoje leva o nome de Índia, no Oriente.


ॐ OLHANDO PARA A ATUALIDADE


O que é o Yoga?


O Yoga, no seu aspeto mais comum do que por cá se pratica é o Hatha Yoga. Conhecido mundialmente é o ramo mais praticado entre todos no planeta, já que a sua prática é tão simples, confortável e fácil e geram não só um amplo equilíbrio somatológico - emocional, nervoso e psicológico - mas também em toda a estrutura orgânica, no sistema imunológico e no endócrino, em todo o seu conjunto glandular-hormonal.


É adequado a qualquer pessoa, a partir dos sete (7) anos de idade, sem limites, e desde que respeitadas as condições de cada praticante. O mais importante, é que as técnicas ou exercícios do Hatha Yoga se adaptam às pessoas, isto, de forma natural e benéfica. E o resultado das práticas para as pessoas, é uma integração e harmonia, entre a nossa essência interior, com o mundo exterior e com o próprio universo. Esse caminho prático, ocorre através de uma sequência de exercícios, que vão desde os respiratórios, passando pelo relaxamento, alongamentos suaves, exercícios psicofísicos, memorização, concentração e podendo até mesmo, atingir o estado de meditação. Chegando-se assim, a um estágio onde conseguimos obter uma profunda serenidade e liberação, que quando ampliadas, nos levam a uma plenitude do ser. Este conjunto de práticas simples e fáceis do Hatha Yoga, num primeiro instante, pode ainda ajudar-nos intensamente nas nossas funções psicofísicas e também nas psicomotoras - em especial na coordenação - e servindo em casos específicos para sanar problemas internos ou externos do organismo, como nódulos, celulites, estrias, bustos caídos, desvios de coluna não hereditários, gastrites, úlceras, colites, dores de cabeça, insônias, ansiedades, desajustes somatológicos (emocional, nervoso ou psicológico), depressões, síndromes e muitos outros.


ॐ ALGUMAS DICAS PRÁTICAS

Entre as orientações, destacamos as seguintes:

a)    Procure se possível, realizar a sua prática semanalmente, com duração de cerca de uma hora,

b)    Procure se possível, manter a sua prática, sempre no mesmo horário,

c)    Mantenha-se em silêncio durante a sua prática,

d)    Evite usar joias, perfumes ou maquilhagens durante as mesmas,

e)    Mantenha - sempre - a coluna suavemente ereta, sem tensões e a cabeça erguida na verticalidade da mesma, sem forçar,

f)     Na medida do possível, durante a semana, dedique quinze minutos diários ao relaxamento,

g)    Abstenha-se de alimentos sólidos nas duas horas antes, e de alimentos líquidos na primeira hora anterior às práticas,

h)    A sua alimentação deve ser equilibrada. Evite os excessos. Use bastante vegetais, cereais, integrais, legumes, frutas, mel, sal marinho, café de cevada, cacau em pó, sumos naturais e água à vontade.

i)      Procure se possível, ter um horário de repouso constante.

j)      Harmonize-se com tudo que o(a) rodeia. Cultive sempre uma atitude interior positiva.

k)    Não se deixe aborrecer ou irritar com as pequenas mazelas diárias. Isso não leva a nada.

 

VENHA PARA O HATHA YOGA E SEJA MAIS FELIZ

 

RESPIRE, RELAXE, ALONGUE-SE E SORRIA!!!


SEJAM BEM-VINDOS/AS - NOS ESPERAMO-VOS DE BRAÇOS ABERTOS!



C A R I N H O S A M E N T E



OM SHANTI

 

A Instrutora Helga Martins teve o seu primeiro contacto com o Yoga aos 13 anos numa escola de Swasthi Yoga, mas foi no ano de 2012 que encontrou a sua Guru Joaquina Delgado (Gayatri - Centro de Yoga) e decidiu acrescentar o Grau de Instrutora de Yoga à sua prática diária passando a dar aulas em Lisboa. A sua formação de base é o Yoga Clássico, porém o seu estudo tem-se aprofundado mais nas técnicas de Hatha Yoga com a oportunidade de aprofundar conhecimentos em duas viagens que fez à Índia em 2007 e 2015. "Para mim o Yoga é um todo, no entanto existem várias maneiras para chegar ao mesmo lugar! No final o mais importante é sempre a paz interior!", disse a Professora.

ImprimirEmail

REAL SPORT CLUBE

O Real Sport Clube foi criado em 7 de Agosto de 1995 da fusão dos clubes já existentes nas freguesias de Queluz e Massamá

Saiba +

Os nossos contactos

Rua Firmina Celestino Cardoso, 10
2745-777 MASSAMÁ
Telf.: 21 437 51 26
Fax: 21 437 10 73
Email: geral@realsportclube.com