By

Campeonato Nacional de Shorinji Kempo

Combate, Shorinji-Kempo

No dia 24 de fevereiro teve lugar o XXIX Taikai (campeonato) Nacional de Shorinji Kempo. Desta vez tivemos o grato gosto de poder contar com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas que disponibilizou ou extraordinário pavilhão multiusos de Odivelas para a realização do evento.

Foi com bastante agrado que constatamos haver um interesse crescente, por parte do público em geral, em assistir a este tipo de eventos promovidos pelo Shorinji Kempo, tendo em consideração o número de cerca de 600 pessoas que estiveram no local para visionar os trabalhos apresentados.

No que ao Real Sport Club e consequentemente à secção de Sintra se refere, as prestações foram de bastante qualidade facto reconhecido consensualmente por todo o corpo de juízes presentes.

Sendo a representação da secção de Sintra a mais numerosa com 62 atletas inscritos nos diversos escalões e disciplinas, em representação do Real Sport Club, estiveram presentes para avaliação 12 atletas do escalão adulto e 7 do escalão infantil.

Analisando caso a caso, os “Kenshi” (praticantes de shorinji Kempo) do Real obtiveram:

  • Categoria 2 Dan, José Santos/ Nazatiy Kovaliuk 1ºs classificados.
  • Categoria 1 dan, Leonardo Costa/ Diogo Martins 2ºs classificados
  • 3-1Kyu Adriana Baião/ Rosário Farmhouse 1ªs classificadas
  • 3-1Kyu Constança Farmhouse/ Beatriz Ladeira 2ªs classificadas
  • 6-4 Kyu masculinos Bruno Almeida/ Diogo Marques 1ªs classificados
  • Kyu misto Isabel Ferreira/ Gonçalo Serrano 1ºs classificados

No escalão infantil foram analisados dois trabalhos, um de grupo composto por 6 elementos e um individual. Estes ainda de tenra idade foram traídos pelos nervos e principalmente para o trabalho de “katas” a coisa não correu muito bem ficando contudo a experiência para situações futuras. No que concerne ao Dantai embu, trabalho de grupo, este desenvolveu-se em conformidade com o espectável.

De salientar que alguns dos pares já com alguma experiência internacional, nomeadamente o José Santos/ Nazariy Kovaliuk e o par Leonardo Costa/ Diogo Martins estão no grupo pré selecionado para integrar a comitiva Portuguesa que estará presente nos campeonatos europeus que se irão realizar no dia 6 de Julho de 2019 em Estocolmo. Neste capitulo temos a novidade de o par feminino Adriana Baião/ Rosário Farmhouse, por consequência da sua classificação também se encontrarem no lote de selecionados tendo elas a particularidade de ter conseguido a melhor pontuação geral na categoria de 3-1Kyu englobando pares mistos e masculinos.

Tendo em consideração que a FPSK decidiu não entrar em linha de conta, por força do regulamento internacional de competição de Shorinji Kempo, com as graduações abaixo de 3 Kyu os pares restantes Bruno Almeida / Diogo Marques e Isabel Ferreira/ Gonçalo serrano não foram selecionados. Numa chamada de atenção especial é de referir que na generalidade dos grupos de graduação o número de inscritos era na ordem de ¾ pares mas houve um que se destacou pelo seu pouco usual número de inscritos e refiro os Kyus mistos, em que eram 9 os trabalhos em avaliação e a dupla Isabel Ferreira/ Gonçalo Serrano conseguiram uma excelente 1ª classificação com o facto interessante de terem sido estreantes “nestas andanças”.

Claro que a participação do Real não ficou só pelos atletas, pois a instrutora Sílvia Costa, responsável pela classe infantil, mais uma vez fez parte do corpo de juízes, e eu como presidente da FPSK, não e responsável por toda a organização, tive três semanas de intenso trabalho.

Houve também um momento de alguma solenidade promovido pela FPSK (Federação Portuguesa de Shorinji Kempo) com a atribuição de uma placa de reconhecimento a todas as entidades e clubes onde se pratica esta modalidade. A representação do Real Sport Club, neste capítulo esteve a cargo do Prof Carlos Dias, que muito nos honrou com a sua presença assim como a presença da Célia Santos. Aos dois os nossos agradecimentos pela vossa presença.

Outros desafios foram já lançados e novos objetivos traçados, desta feita a presença assegurada de 2 pares nos campeonatos europeus, e um em análise Adriana Baião / Ro0sário Farmhouse, sendo que dos 10 pares selecionados, 5 são de Sintra o que obviamente nos deixa bastante orgulhosos e conscientes que haverá ainda mais trabalho a desenvolver.

Para esta fase contamos poder ter o apoio do Real Sport Club para a concretização do projeto Estocolmo 2019, a quem deixamos desde já o nosso agradecimento pela disponibilidade que sempre patenteou quando necessitamos de espaço para treinos extras ou para formações.

texto elaborado pelo Mestre José Araújo

Comments are closed.