O arqueiro Cláudio Alves, da secção de tiro com arco do Real Sport Clube, alcançou este domingo, o novo recorde nacional na divisão de arco compound.
Na final da quarta prova do campeonato nacional de campo, na Caldas da Raínha, Cláudio Alves chegou à vitória com 149 pontos (em 150 possíveis), aumento um ponto à melhor marca nacional que pertencia a outro arqueiro do RSC (Vítor Hugo Ferreira), desde 2014.
A pontuação alcançada pelo Cláudio Alves é tanto mais notável que torna idênticos os recordes português e espanhol.
Na final, frente ao arqueiro de Viseu, Nuno Simões, Cláudio Alves não alcançou a pontuação máxima, num dos três primeiros de 15 tiros.
Uma outra forma de valorizar esta marca é pensar na distância que separa o arqueiro do alvo (50 metros), e dimensão da zona do alvo que permite a pontuação máxima de 10 pontos (tem 8 cm de diâmetro).
Como se não bastasse, a marca de excelência e a vitória na prova, o arqueiro do Real ainda alcançou, durante a qualificação, a marca de 691 pontos, que lhe permitiu ultrapassar os mínimos estabelecidos pela Federação Portuguesa de Tiro com Arco, para a representação portuguesa no campeonato do mundo de tiro com arco, no início de Junho, na Holanda.
Só os três melhores irão ao mundial, e para já só dois – um deles, o Cláudio – cumpriram os mínimos.
“Estou muito feliz com esta marca. Já ando a insistir para a conseguir há bastante tempo, mas só agora é que os planetas se alinharam. O apoio do João Gutierrez foi essencial!”, disse Cláudio Alves.