By

Shorinji Kempo no Campeonato Europeu

Combate, Shorinji-Kempo

Mais uma vez o Real Sport Club se fez representar num encontro internacional de Shorinji Kempo, desta feita os campeonatos Europeus da modalidade que tiveram lugar na cidade de Estocolmo no dia 6 de julho.

A comitiva Portuguesa era constituída por 34 elementos repartidos pelas diversas secções sendo que a delegação de Sintra era a mais representada com nove Kenshi sendo seis do Real Sport Club e três da escola EB1 de Mem Martins.

Relativamente às expetativas criadas, estas não foram defraudadas havendo relativamente aos praticantes do RSC uma melhoria de desempenho relativamente aos últimos campeonatos Europeus realizados em Portugal no ano de 2015.

De salientar a consistência patenteada pelo par José Santos e Nazariy Kovaliuk que obtiveram uma posição de relevo, 3.º lugar, numa categoria em que haviam 17 pares em competição que englobava as graduações de 1.º e 2.º dan, tendo este par ficado na fase eliminatória em 1.º lugar destacado dos restantes. Nesta fase eliminatória passavam 5 pares á fase seguinte.

Bastante relevante foi também o par Leonardo Costa e Diogo Martins que por um ponto, não conseguiram atingir a fase final situando-se na 6 posição da classificação geral.

Estes dois pares conseguiram a melhor prestação de toda a comitiva Portuguesa em competição que eram 9 pares divididos pelas diferentes categorias.

Também de realçar a enorme responsabilidade do mestre José Araújo, enquanto juiz, que no período eliminatório ajuizou os 1.º e 2.º Dan e na fase final os 3.º Dan e acima, assim como o constante incentivo da Sílvia Costa, que nunca largou os “seus meninos”(dado que o mestre estava noutras funções) em toda a fase de competição acarinhando-os e transmitindo-lhes o alento necessário para um bom desempenho. Obrigado Sílvia

Seguiram-se dois dias e meio de prática onde os “kenshi” tiveram oportunidade de conviver com mestres e alunos de diferentes nacionalidades. Tal como já tem vindo a ser habitual, o mestre José Araújo esteve designado como instrutor cabendo-lhe desta vez o grupo de principiantes (sete kyu) até quatro Kyu.

Apesar da “agenda” muito preenchida, ainda ouve espaço de tempo para algumas visitas culturais, que também são necessárias, e descobrir um pouco mais sobre a história deste país.

Ficam os agradecimentos devidos ao RSC pelo apoio concedido e toda a disponibilidade patenteada quando da necessidade de promover treinos extra e cujo resultado final só nos pode deixar orgulhosos e esperançados que num futuro muito próximo (Campeonatos do mundo em Tóquio 2021) todos estes bons resultados sejam superados.

Comments are closed.