By

WG 2019: balanço da Rítmica

Gymnaestrada

Rita carvalho

Dorbirn, a sul de Bregenz, no estado austríaco de Vorarlberg, é simplesmente maravilhoso. Adorámos o local, as pessoas são super simpáticas e hospitaleiras. A Gymnaestrada mundial é o maior evento desportivo do mundo e o Real SC esteve lá e muito bem representado pelo nosso Bloco. Fomos 18 mil ginastas oriundos de 65 países numa cidade com menos de 50 mil habitantes, foi uma autêntica invasão, que alterou toda a rotina daquela população. O nome do Evento não podia ter sido melhor escolhido- Gymna remete para a modalidade e strata para caminho ou rua. A importância deste evento é a partilha da GINÁSTICA, através da GINÁSTICA. Disse várias vezes às minhas atletas, que o nosso objetivo era fazer e ver Ginástica e assim foi. Existiu um verdadeiro intercâmbio cultural e técnico. A manifestação corporal é diferente consoante a cultura e essas diferenças foram muito interessantes no praticável, as minhas atletas apreenderam esta ideia e isso deixou-me muito feliz. Para mim como técnica também foi muito enriquecedor, pois permitiu-me in loco assistir ao que se vai inovando na GPT. Existem ideias novas, com recurso à utilização de diferentes materiais e novas formas de fazer ginástica. Existe tanto para dizer, mas por outro lado seria sempre redutor, pois para se perceber a magia do evento temos que fazer parte dele. Tenho a certeza que esta foi uma experiência inesquecível para todas as minhas ginastas.

 

Filipa Vivas

A presença do Real Sport Clube no Gymnaestrada 2019 foi um objetivo que este grupo tão especial traçou há cerca de um ano e meio. Juntos criámos um bloco constituído por 4 das classes que fazem parte do Real Sport Clube: Acrobática, Rítmica, Cheerleaders e Dança e de onde, ao fim de tanto trabalho de equipa, esforço e dedicação por parte dos treinadores e atletas, surgiu o Bloco Quinto Elemento. O nosso sonho começou a tornar-se cada vez mais real quando em 2018 fomos apurados para as apresentações de interior, mas foi quando entrámos pela primeira vez no praticável do Gymnaestrada que percebemos que aquilo estava mesmo a acontecer, que tínhamos conseguido. A semana do Gymnaestrada foi uma das melhores experiências por que eu, e acho que todos nós já passámos. E não falo só do facto de pudermos fazer o que mais gostamos, que é a ginástica, fora do país, mas também um conjunto de muitas outras experiências novas como estar “sozinha” noutro país ou, como foi para muitas das minhas colegas, viajar de avião. Durante esta semana conheci pessoas de vários lugares do mundo, assisti a atuações de muitos países e, uma das minhas partes favoritas foi puder conhecer melhor as pessoas que fazem parte deste bloco e o que elas são para além dos treinos o que fortaleceu a nossa relação enquanto grupo que, para além de levar o nome do Real para fora, levou também Portugal. Sentirmos que representámos o nosso país é uma das melhores sensações do mundo e saber que o fizemos bem ainda nos enche mais de orgulho e tudo isto transformou esta semana em algo memorável que vai ficar guardado para sempre com muito carinho e saudades. Espero que daqui a 4 anos possamos estar na Holanda a fazer o que mais gostamos outra vez e, embora esta experiência em Áustria seja irrepetível e única pois foi a primeira vez que a maioria de nós esteve num Gymnaestrada, espero que possamos voltar a levar este grupo tão especial lá para fora e mostrar quem é que nós somos: REAL, REAL, REAL! Tenho muito orgulho do trabalho que todos nós deixámos ao longo deste tempo de preparação e treinos e quero deixar aqui o meu agradecimento a todos os treinadores, atletas, à nossa coordenadora e ao RSC por permitirem que chegue de novo a Portugal com saudades do que passámos em Áustria e sobretudo com a sensação de dever cumprido.

Rita Teixeira

Esta foi a minha primeira experiência marcante enquanto atleta, permitiu-me estabelecer laços mais fortes com treinadores e colegas, tornando-nos uma classe mais unida e mais confiante. O facto de nos termos aproximado, fez com que este evento fosse mais do que atuações e ensaios, mas sim um momento que nos permitiu crescer enquanto pessoas e ginastas. O Gymnaestrada deu-nos a conhecer diversas culturas com características diferentes, o que nos pode até inspirar para futuros projetos em Portugal. Este evento demonstrou que a ginástica é uma forma de expressão que pode ser realizada de maneiras diferentes. É um desporto em crescimento e em constante mudança. Ao observar a diversidade de ginastas, de culturas, de línguas, de ideias e de esquemas compreendi que somos parte de uma grande comunidade de pessoas que partilham a mesma paixão por este desporto. Para além disso, foi uma honra enorme representar o país neste evento a nível mundial, desde usar o equipamento a erguer a bandeira e gritar até a voz faltar. Foi uma experiência memorável e insubstituível que irei guardar para sempre no meu coração. Confesso que ao chegar a Áustria, fiquei receosa e senti realmente a pressão de atuar diante de pessoas estrangeiras. Mas a verdade, é que os nervos foram passando, o que me permitiu aproveitar a viagem. Apesar de todos os aspetos positivos que esta semana nos proporcionou, a meu ver, atuar para os portugueses, em Portugal, será sempre melhor e muito mais emocionante. As melhores atuações com o esquema foram sem dúvida no nosso país.

Comments are closed.