By

Já conhece a nova professora de Yoga?

Gímnicas, Yoga

Chama-se Sónia Carvalho e começou a praticar Yoga no início do milénio. Nesta entrevista, revela mais sobre o percurso profissional e de vida que a levou até esta modalidade que mais do que um desporto é uma forma de estar na vida.

Ao longo dos meus 50 anos, a atividade física tem sido  um pilar de desenvolvimento e bem estar. Formei-me na Faculdade de Motricidade Humana, em Educação Especial e Reabilitação, e posteriormente , na Universidade Lusófona, formei-me em Educação Física e Desporto.

Descobri o yoga, como praticante no ano 2000 e  apaixonei-me pelo bem estar físico e espiritual que me foi trazendo .

Depois  debrucei-me sobre a temática na perspetiva de formadora. Tirei o curso professora de yoga e yogaterapia, de 200h. Paralelamente tirei uma pós graduação em exercício terapêutico e desde então dedico-me a partilhar com os meus alunos de yoga o que fui aprendendo. 

O que a motivou para esta área? 

Motivou-me não só o facto de ser uma disciplina inclusiva que pode ser praticada por todos, independentemente da sua aptidão física como, acima de tudo, o bem estar emocional, físico e psicomotor que o yoga, através dos assanas ( posturas ) e da respiração,  traz ao praticante depois de cada sessão e  que se prolonga para o seu dia a dia.

 Isto é muito valioso e simples de alcançar com uma prática regular.

Neste tempo pandémico em que vivemos, quais os
principais benefícios do yoga?

A Organização Mundial da Saúde, menciona a Yoga como um meio de melhorar a saúde no seu Plano de Ação Global sobre Atividade Física 2018-2030. E afirma que a prática de yoga pode ser “uma ferramenta poderosa para lidar com o stresse da incerteza e do isolamento, bem como para manter o bem-estar durante a pandemia”.

“O Yoga não é apenas um exercício, é uma maneira de descobrir o senso de unidade consigo mesmo, com o mundo e a natureza”

Os principais benefícios do yoga passam pela valorização de um conjunto de atributos essenciais para a manutenção e elevação da nossa saúde física, bem estar espiritual  e  qualidade de vida, que nesta fase de pandemia, nos protegem e fortalecem . 

Hoje em dia há múltiplos estudos científicos que atestam esta realidade. 

Ao nível psicológico passam pelo controlo da ansiedade, redução do stress,  melhoria da qualidade do sono . Os benefícios ao nível fisiológico , passam pelo melhoria da qualidade de como se respira,  da força, da flexibilidade, do equilíbrio,  atributos essenciais para a preservação de uma boa  saúde a todos os níveis .

Porque aconselharia novos alunos a iniciar esta modalidade?

Porque o Yoga ajuda a viver melhor o dia a dia.

Porque vão encontrar um espaço de união entre o corpo e a mente, onde com o decorrer da  prática  se vão sentir mais calmos, mais focados no momento presente,  vão melhorar a qualidade do sono, as dores no geral vão–se desvanecer ( em particular  nas costas, nas pernas) . As suas articulações vão manter a adequada mobilidade e estabilidade. O equilíbrio vai ser mantido ou desenvolvido. Vão respirar melhor, com mais profundidade e dar mais saúde às células do seu corpo.

Pondera aulas online?

Privilegío o ensino presencial, mas sim, pondero. Penso que é uma ótima solução que ganhámos com a pandemia, para quem por razões de saúde ou outras,  não possa vir à sala de Yoga do Real  fazer a sua prática. 

Comments are closed.