By

Pela saúde de cada um e de todos!

Informações

A partir desta sexta-feira, dia 15, o clube está obrigado a encerrar e a suspender as atividades desportivas e formativas presenciais no quadro do confinamento geral determinado pelo governo para um período previsível de um mês.

Estão em causa, como bem sabemos, a urgente necessidade de travar os focos de transmissão perante a evolução preocupante da situação epidemiológica, bem como a saúde pública e a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde.

Mas se em março e abril do ano passado, os receios, as dúvidas e o desconhecimento sobre a pandemia justificavam a compreensão geral em relação ao confinamento e às medidas restritivas que então foram tomadas, desta vez é de todo incompreensível que os clubes como o nosso sejam obrigados de novo a encerrar as atividades presenciais.

A verdade é que ao longo deste tempo, o clube soube adaptar-se à nova realidade e, seguindo as orientações gerais da DGS, tratou de garantir as condições de segurança e saúde para o desenvolvimento das atividades desportivas e sociais quer em recinto aberto quer em espaço fechado.
A verdade é que tudo foi feito com o esforço do clube e o apoio dos atletas, técnicos e famílias, da autarquia e entidades associativas, porque do Estado não houve qualquer ajuda financeira direta. Tal como antes também agora não se vislumbra qualquer apoio financeiro. É a sobrevivência do movimento associativo seja desportivo, social, cultural ou recreativo, que está em causa!

O encerramento dos clubes é igualmente incompreensível se tivermos em conta, por um lado, que as escolas continuam a funcionar nos diversos níveis de ensino e, por outro, que há um conjunto de exceções no confinamento que pode contribuir para a propagação e não para impedir o aumento do contágio do vírus. Tudo continua a depender da consciência e do comportamento individual e coletivo!

Pelo nosso lado, neste período de confinamento, tudo faremos para manter a missão do clube e para isso contamos com a disponibilidade dos nossos técnicos e professores para o desenvolvimento das atividades possíveis, ainda que condicionado e em modo alternativo como seja, por exemplo, através das plataformas digitais. Essencial é podermos contar com a participação e o apoio dos nossos sócios, atletas e famílias que são, em primeira e última instância, o centro da nossa missão.

Apesar de confinados queremos continuar a contribuir para o bem estar e a saúde física e mental de cada um e de todos. Esta é a verdadeira razão da existência de um clube que, sendo obrigado a estar de portas fechadas, não deixará de se manter ativo!

Real Sport Clube
A Direção

Comments are closed.