By

Vamos finalmente reabrir!

Informações

3 de maio.

Esta é a data que representa uma luz ao fundo do túnel para todos os nossos colaboradores e atletas. O Governo autorizou (finalmente) a retoma da prática desportiva nos clubes.

Antes desse dia 3 de maio, já haverá autorização para alguma prática desportiva. A partir de 19 de abril, podem ser retomadas as modalidades de médio risco, ou seja, o futebol, nomeadamente de formação (treinos e talvez também a competição da equipa Real B).

Sabemos que ainda não estamos livres da Covid-19, mas este é um grande passo para que possamos recuperar um pouco da normalidade que conhecíamos.

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro anunciou o plano de desconfinamento para o país e também que a aprovação de uma linha de apoio para os clubes no valor de 65 milhões de euros.

De acordo com a explicação do governo, este valor divide-se em dois.

  • O “Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, dinamizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e dirigido aos clubes desportivos constituídos como associações sem fins lucrativos, num montante de 35 milhões de euros“.
  • O “lançamento do Programa FEDERAÇÕES+DESPORTIVAS: uma linha de crédito no montante global de 30 milhões de euros, dirigida a federações com estatuto de utilidade pública desportiva.”

No que respeita aos clubes os apoios serão através de medidas:

  • A medida REATIVAR DESPORTO, que disponibilizará um montante de 30 milhões de euros a fundo perdido para apoio direto a clubes desportivos no processo de retoma da atividade desportiva federada;
  • Um reforço da edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas de 2021, PRID 2021, para 5 milhões de euros, representando uma dotação adicional de 3 milhões de euros;
  • O reforço do montante disponível para a tranche destinada exclusivamente a clubes desportivos na edição do Programa Nacional de Desporto para Todos de 2021, PNDpT 2021, para 3 milhões de euros, representando uma dotação adicional de 2 milhões de euros, que permitirá dar condições aos clubes para desenvolverem atividades desportivas para a população, presenciais ou à distância, ajustadas ao contexto de pandemia.

Para o Real SC este anuncio é de extrema importância. Apesar de termos conseguido manter algumas atividades online, não estamos imunes aos efeitos perversos do confinamento. Esperamos que estes apoios do Governo cheguem no tempo certo e possam ajudar realmente a colmatar os prejuízos causados pela pandemia.

Comments are closed.