By

Sucesso do judo online

Combate, Judo, Real SC

Como tem sido adaptar os treinos à nova realidade imposta pelo confinamento?

Os treinadores foram formados para dar, treinos e aulas, presenciais. Logo adaptar tudo a esta nova realidade, foi não só é um desafio, como uma aprendizagem contínua. Confesso que não sendo desejável, está a ser mais uma aprendizagem para a vida.

Sendo uma modalidade de contacto físico, quais os maiores desafios neste momento?

A preparação das aulas que quase triplica, selecionar as técnicas para cada aula, ao espaço físico de cada participante, manter a motivação dos alunos e dos pais, substituir um treino geral por um individual, isto porque cada participante está no seu próprio espaço físico, embora o treino a sós tal como está a ser, faça parte de um método de treino que é conhecido como Tandoku Renshu, claro que temporal.

Quando tudo isto passar e podermos voltar aos treinos, qual a primeira coisa que quer fazer?

Quando podermos voltar aos treinos presenciais no tapete, primeiro vamos fazer o ponto da situação com os  pais e os  alunos, para tentar entender o que foi menos positivo e,  como poderia ter sido mais positivo. Vamos querer recuperar o tempo perdido, procurar que a carreira do judoca que se manteve presente, siga toda a sua normalidade, como que se não tivéssemos passado pela não presença no tatami.  


Em síntese, quanto às escolinhas estou muito feliz por ter a totalidade da adesão dos pais. Sem eles teria sido seguramente um falhanço total e é para eles que vai um especial carinho e um muito obrigado. Estão todos de parabéns, os pequenos judocas adquiriram mais conhecimentos teóricos mas também práticos.

É uma opinião unânime. Com as condicionantes existentes é possível que venha a continuar, pontualmente, com este método.

Os judocas também consideraram positiva a aquisição de mais conhecimentos teóricos, mas referiram que a componente física, nomeadamente a flexibilidade, a tática, contacto físico, o trabalho em Ne Waza, estava muito ausente.

Comments are closed.