By

Capoeira em festa

Capoeria, Combate

2020/2021 foi sem dúvida uma época de superação sem precedentes.

A Capoeira, orientada pelo Mestre Sargento, sofreu duras baixas com o impacto da Covid-19, mas as dificuldades abriram espaço à reinvenção e as aulas online deram novo ânimo durante o duro confinamento.

Para celebrar o fim da época, o Mestre Sargento reuniu ao alunos para entregar graduações e celebrar a Capoeira da melhor maneira possível: com música e muito jogo de Capoeira.

O parque Salgueiro Maia, em Massamá, foi o local escolhido para receber os capoeiristas.

Sob rígido cumprimento das regras sanitárias, e antes da entrega das graduações, de correram três aulas que puderam ter a presença de alguns encarregados de educação. Não sendo o comum sarau, foi a forma possível de permitir que os pais pudessem ver, em total segurança, a evolução dos nossos alunos.

“As aulas online permitiram alcançar todos, principalmente os mais novos. Os adultos tiveram mais dificuldade em manter a Capoeira em casa”, explicou o mestre Sargento.

“Treinar em casa não tem nada a ver com treinar num ginásio ou no parque, uma vez que quando estás a fazer aula online só estás tu naquele espaço. Mas é sempre melhor treinar em casa do que não treinar até mesmo para mantermos a mente mais sã neste momento de pandemia que vivemos,” comentou Borrachinha (Susana Ventura) é uma das atletas de elite do Real SC.

Mas nem todos os alunos conseguiram manter os treinos. Com a pandemia, mais de 50 por cento dos adultos desistiram das aulas de Capoeira durante o confinamento.

“A nossa super atleta Bombom (Daniela Silva) não pôde estar presente neste encontro de Capoeira. Perdeu as turmas de Capoeira que orientava e com o novo trabalho, teve de abdicar de muita coisa”, lamentou o responsável.

Borrachinha (Susana Ventura) é uma das atletas de elite do Real SC. Também professora de Capoeira soma cinco títulos de Campeã Mundial e dois de Campeã Europeia. Mas também para ela esta foi uma época difícil.

“Todos nós, que gostamos de praticar atividade física e desportos de grupo, estamos sedentos por atividades de grupo onde possamos conviver uns com os outros”

Borrachinha

Este encontro de Capoeira teve como objetivo mostrar que a modalidade está viva e pronta para recuperar o tempo e os alunos perdidos já em setembro.

Comments are closed.