By

Jovem arqueiro faz dois recordes nacionais

David Hryhor’Yev fez 652 pontos /330 pontos (72/36 flechas) na oitava prova do Campeonato Nacional de Campo, que decorreu nas Caldas da Rainha. O marco valeu-lhe o recorde nacional na categoria cadetes masculinos em arco compound e assegurou presença nos europeus de jovens em Breslávia, na Polónia, em agosto.

O jovem arqueiro do RSC alcançou a marca de 652 pontos, em 720 possíveis, ultrapassado o recorde anterior de 638 pontos, detido desde 2012 por outro arqueiro do Real, David Ferreira.

Na mesma prova, David Hryhor’Yev alcançou outro recorde nacional, na mesma categoria, para 36 flechas, com 330 pontos (mais cinco que o recorde anterior, de 2018).

Com uma representação de 12 arqueiros, a equipa da secção de tiro com arco do Real SC alcançou três títulos individuais e dois coletivos, nesta que foi a 8.ª prova do campeonato nacional de campo da Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

Destaque para a vitória de Carlos Almeida, em recurvo veteranos, que dominou a fase de qualificação e venceu as três eliminatórias, dando assim um passo fundamental para estar presente na Final Round do campeonato.

Nos jovens, para além da vitória e dos recordes de David Hryhor’Yev, em cadete compound, também Guilherme Domingues triunfou nos júnior compound.

A equipa feminina compound sénior (Giselle de Sousa, Ana Gutierrez e Rita Pereira) e a dupla mista compound sénior (Giselle de Sousa e Cláudio Alves), também triunfaram nas respetivas categorias.

A Giselle de Sousa bateu o recorde nacional de 72 flechas a 50m, em compound sénior senhoras, com 663 pontos (mais quatro pontos que a Ana Santos). Na mesma categoria, a Giselle bateu também o recorde nacional parcial (36 flechas) com 337 pontos ( mais 2 que a Liliana Santos).

A marca alcançada pela dupla Giselle de Sousa/Cláudio Alves é o novo recorde nacional de equipas mistas sénior compound, com 1248 pontos, batendo por 8 pontos a marca que a Giselle e o Rui Baptista, em representação de Portugal, no último europeu de Atália tinham registado.

Diogo Ramos, em recurvo sénior, Ana Gutierrez e Cláudio Alves, em compound sénior, Bruno Matos, em compound cadete, e Ricardo Matos, em compound júnior, foram finalistas vencidos.

No total, três ouros, cinco pratas e um bronze, além dos dois títulos coletivos. Estes são os resultados, com as respetivas marcas alcançadas:

David Hryhor’Yev – 1.º lugar (652 pontos – RN) – Compound Cadete Homem
Bruno Matos – 2.º lugar (615 pontos) – Compound Cadete Homem
Guilherme Domingues – 1.º lugar (627 pontos) – Compound Júnior Homem
Ricardo Matos – 2.º lugar (583 pontos) – Compound Júnior Homem
Ana Gutierrez – 2.º lugar (613 pontos) – Compound Sénior Senhora
Giselle de Sousa – 3.º lugar (663 pontos) – Compound Sénior Senhora
Rita Pereira – 4.º lugar (614 pontos) – Compound Sénior Senhora
Cláudio Alves – 2.º lugar (685 pontos) – Compound Sénior Homem
Diogo Ramos – 2.º lugar (568 pontos) – Recurvo Sénior Homem
Guilherme Almeida – 5.º lugar (589 pontos) – Recurvo Sénior Homem
Mário Ferreira – 19.º lugar (464 pontos) – Recurvo Sénior Homem
Carlos Almeida – 1.º lugar (563 pontos) – Recurvo Veterano Homem

Durante o mês de agosto, realizam-se, em Guimarães, as duas últimas provas do campeonato, e no primeiro fim de semana de setembro, na mesma cidade, vão disputar-se as finais nacionais.

Comments are closed.