By

Recorde nacional no mundial de jovens

Real SC, Tiro com Arco

O Real SC teve três arqueiros na equipa nacional que representou Portugal no Campeonato Mundial Jovens de Tiro com Arco. A prova decorreu na cidade polaca de Breslávia na primeira semana de agosto.

Foi uma prova repleta de emoção e feitos históricos. De modo geral, foi alcançada a melhor classificação de sempre de um arqueiro português em campeonatos do mundo de jovens. Foram batidos seis recordes nacionais individuais, e dois coletivos, para lá de uma dezena de melhores marcas pessoais.

David Hryhor’Yev
Guilherme Domingues e Giselle de Sousa

David Hryhor’Yev, que recentemente bateu os recordes nacionais da categoria, está a realizar a primeira época de campo a 50 metros, e já garantiu o apuramento para a final round de Guimarães.

O júnior Guilherme Domingues, também já apurado para a disputa do título nacional, no início de setembro, qualificou-se para este mundial com a melhor marca do campeonato, este ano.

Para lá das participações individuais, a seleção nacional competiu ainda coletivamente com a equipa mista compound júnior, com o par Giselle de Sousa e Guilherme Domingues.

Segundo os números disponibilizados pela World Archery, este terá sido campeonato mundial de jovens mais participado de sempre, com mais 500 inscritos. Na divisão júnior recurvo masculina, serão mais de 100 participantes, apesar da ausência da poderosa seleção da Coreia do Sul.

David Hryhor’Yev terminou a prova em 44° lugar, entre 48 competidores. Na estreia em competições internacionais o jovem arqueiro estreou-se com 636 pontos.

Giselle de Sousa registou um novo recorde nacional júnior compound feminino com 647 pontos, ultrapassando os 543 pontos alcançados em 2019 pela arqueira Patricia Paixão. Em Compound Juniores Senhoras, a nossa arqueira classificou-se em 44.º lugar com 647 pontos (317 + 330).

Giselle de Sousa

Nas eliminatórias estabeleceu um novo recorde nacional júnior de eliminatórias compound, com 143 pontos. A arqueira foi afastada nos 1/16 final pela italiana Elisa Roner, antiga campeã da Europa júnior e medalha de bronze no mundial de Madrid, há dois anos.Resultado final: 143-146. A Giselle terminou este mundial da juventude na Polónia na 17.ª posição.

Em Compound Juniores Homens, Guilherme Domingues conseguiu um 66.º lugar fruto de 648 pontos (319 + 329) nesta que foi a estreia do arqueiro com as cores portuguesas em provas internacionais.

Nota ainda para a dupla Giselle e Guilherme, como equipa mista, que fixaram uma marca que não existia em Portugal (começou a contar como recorde para a World Archery há dois anos) em 1295, numa prova em foi batido o recorde do mundo pela equipa mexicana, com 1396 pontos.

Comments are closed.