By

RSC no Campeonato do Mundo de Tiro com Arco

Tiro com Arco

Três arqueiros da secção de tiro com arco do Real Sport Clube, integraram, durante uma semana, a Equipa Portugal, que representou o país no campeonato do mundo da modalidade, em Yankton, nos Estados Unidos.

Giselle de Sousa, Rita Pereira e Cláudio Alves, todos na divisão compound, integraram uma das maiores representações de sempre, de Portugal, em campeonatos do mundo.

A competição foi muito afectada pelas condições meteorológicas, com o vento a impedir marcas de nível superior, no dia da qualificação.

Giselle de Sousa conseguiu a melhor classificação individual entre os arqueiros nacionais, terminando a competição em 33º lugar, na estreia em mundiais sénior.

São raras as participações de arqueiras compound portuguesas em campeonatos do mundo, e esta passa a ser a melhor classificação de sempre, nesta divisão.

Depois de terminar a qualificação na 61ª posição, com 621 pontos, ultrapassou na primeira eliminatória a canadiana Fiona McClean, para depois ser afastada pela norte-americana Paige Pearce, uma das melhores arqueiras compound da actualidade.

Rita Pereira, que representou Portugal, pela primeira vez, e naturalmente, estreou-se em mundiais, foi 63ª na qualificação, com 611 pontos, e foi travada na primeira eliminatória, pela italiana Paola Natale.

Cláudio Alves, que participou pela segunda vez num campeonato do mundo (foi 57º em 2019, no mundial realizado nos Países Baixos), foi também afastado logo na primeira eliminatória.

Foi superado pelo jovem prodígio israelita Shamai Yamrom, depois de ser 73º na qualificação, com 658 pontos. Terminou a competição no 57º lugar.

Por equipas, os arqueiros do Real contribuíram para uma vitória, e dois recordes nacionais.

A equipa masculina compound, com Cláudio Alves, Nuno Simões e Carlos Resende, afastou a equipa canadiana, na primeira eliminatória, e foi depois derrotada, nos oitavos de final, pela Coreia do Sul. Apesar da derrota, estabeleceu o novo recorde nacional de eliminatórias nos 233 pontos. A equipa terminou o mundial na 9ª posição.

A equipa feminina compound apesar de apurada para os oitavos de final, não conseguiu ultrapassar a poderosa seleção colombiana, que ganhou e foi campeã do mundo.

Com Giselle de Sousa e Rita Pereira, e ainda com Johana Oliveira, a equipa estabeleceu também, apesar da derrota, um novo recorde nacional de eliminatórias femininas, com 210 pontos.

Integraram a Equipa Portugal, o treinador João Gutierrez, e o team manager Gonçalo Freitas, ambos elementos da secção de tiro com arco do RSC.

Este campeonato do mundo foi realizado em Yankton, no estado norte-americano do Dakota do Sul. Trata-se de uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, que tem a particularidade de ser a sede da maior fabricante mundial de flechas. A prova foi realizada, precisamente, num dos maiores campos de tiro com arco do mundo. 

Portugal participou pela 21ª vez em campeonatos do mundo, e desde que se estreou, em 1979, só falhou três edições.

Comments are closed.