Dois arqueiros cadete compound do Real Sport Clube, vão repetir em Bucareste o duelos que têm mantido nos últimos anos, na provas nacionais.
David Hryhoryev e Bruno Matos, vão confrontar-se na primeira eliminatória da Taça da Europa de Jovens, que decorre na capital romena.
David Hryhoryev, foi 14º na qualificação, igualando o recorde nacional parcial de 340 pontos, na primeira parte da qualificação, e estabelecendo uma nova marca nacional de cadetes, em 671 pontos.
Este ano, o jovem arqueiro do Real já tinha alcançado 675 pontos, mas como competiu numa prova sénior (Grande Prémio Europeu Plovdiv, Bulgária), essa marca não está (por enquanto) reconhecida como recorde nacional.
Bruno Matos, que se estreia em competições internacionais, nesta prova, foi 19º, com 651 pontos.
O destino ditou que os dois se encontrassem amanhã, nos 16 avos de final.
Quem ganhar garante um lugar entre os 16 primeiros (ou sejam, a 9ª posição), e vai defrontar, nos oitavos de final, o italiano Lorenzo Gubinni.
Na história de confrontos entre David Hryhoryev e Bruno Matos, só este este ano já há 4 finais em campo, e cada um deles ganhou duas.
O David é o campeão nacional de campo, e o Bruno, o campeão nacional de sala.
Ambos são recordistas nacionais, com Bruno Matos a deter a melhor marca em eliminatórias (139 pontos, 15 flechas) e David Hryhoryev, a registar as melhores marcas de 36 e 72 flechas (340 e 671 pontos, respetivamente.
A eliminatória está marcada para amanhã.
Quanto aos juniores, Guilherme Domingues bateu dois recordes nacionais.
O parcial, a 50 metros, com 337 pontos, logo na primeira parte do open, melhorando em dois pontos, o recorde que tinha alcançado, na penúltima prova do campeonato.
E depois, o recorde junior compound masculino, que tinha já 8 anos, e pertencia a David Ferreira, do Real Sport Clube.
Era 663 pontos e sobre para 670.
Patrícia Paixão, que teve alguns problemas na primeira parte do open, conseguiu melhorar e terminou com 622 pontos.
O par misto português não escapou à última posição coletiva, mas ficou a apenas 3 pontos do recorde nacional júnior, que é de 1295 pontos.
Estão nos quartos de final, e vão defrontar a dupla britânica que venceu a qualificação.
Nas eliminatórias individuais, Patrícia Paixão e Guilherme Domingues têm como adversários, dois italianos.
Martina Serafini, de 18 anos, é a opositora de Patrícia Paixão, e Antonio Brunello, vai defrontar Guilherme Domingues.
Estes quatro arqueiros do Real estão incluídos na seleção nacional de Portugal, que estará presente no campeonato da europa de jovens, daqui a três semanas, em Lilleshall, Inglaterra.