By

VI Gala do Desporto

Chega ao fim mais um ano de vida e atividades do Real SC. São já 71 anos de vida de um clube que tem crescido e vivido para e com a comunidade onde está inserido. Não é exagero quando dizemos que “somos mais que um clube” porque somos mesmo. Somos atletas, colaboradores, técnicos, dirigentes, pais, irmãos, amigos e mais familiares. Somos realmente uma enorme família que ano após ano não vira as costas às dificuldades para melhor saborear cada conquista. E foi sobre dificuldades e conquistas que se falou nesta VI Gala do Desporto que assinalou também o 71.º aniversário do Real SC.

No fim de tarde de sábado, 17 de dezembro, a família Real SC juntou-se no salão nobre do clube para homenagear quem tanto orgulha as cores e bandeira do clube: os sócios, os atletas e os dirigentes do ano. Começámos com um resumo daquela que foi a atividade do RSC na época 2021/2022, onde não faltou a menção ao bloco de ginástica que irá representar o clube no WG 2023 e a justa homenagem a Francisco Janelas que faleceu este ano.

A gala começou com o discurso do presidente da mesa da assembleia do RSC, José Pedro Matias. “Tivemos dois anos de interrupção, o que representou um desafio para todos quer no passado como no presente. O futuro todos sabemos que é incerto e não será fácil, mas como no passado os dirigentes do clube tudo farão para continuar a construir este que é o maior clube do concelho de Sintra. Nestes tempos, as autarquias e as instituições públicas foram fundamentais, Sem elas seria muito difícil manter as atividades. Somos um grande e diversificado clube”.

O futuro é incerto, sabemos, e por isso temos de estar todos juntos em todos os momentos. A vida é uma grande competição e aquilo em que acreditamos é o mais importante para garantir o futuro. Desistir nunca!

José Pedro Matias, presidente da mesa da assembleia do RSC

Palavras de otimismo e esperança daquele que é um dos rostos mais querido por todos no Real SC.

Seguiu-se o momento de homenagear os sócios há 25 e 50 anos. Foram atribuídos dez emblemas de prata:

  • Luís Neves
  • Adelino Ramos
  • Nelson Faria
  • António Pestana
  • João Carneiro
  • Américo de Oliveira
  • Jorge de Sousa
  • João Ferreira
  • António Costa
  • Rafael Costa

E cinco emblemas de ouro: Joel Silva, Jaime Rodrigues, Glória Lopes, Américo Ministro, Mário Rodrigues.

Depois dos sócios, foi o momento de subirem aos palco os atletas em destaque na época 2021/2022.

Começámos pelo futebol desde a escola de formação até aos seniores. Seguiram-se as modalidades gímnicas, de combate, artes marciais, dança e tiro com arco.

As surpresas da Gala

Antes de seguirmos com a gala para homenagear os técnicos do ano e as instituições parceiras, houve uma performance da ex-aluna do Real SC e agora professora de ballet, Carolina Oliveira, ao som de uma versão acústica da música “Rosa Sangue” da banda Amor Electro.

O mestre António Duarte foi considerado o técnico do ano nas modalidades e a distinção de equipa do ano foi atribuída de Tiro com Arco.

Também aqui houve surpresas…

A secção de Tiro com Arco aproveitou o momento para agradecer a uma das pessoas mais importantes no desenvolvimento da modalidade. Luís Tavares foi chamado ao palco pelo responsável da secção de Tiro com Arco, João Gutierrez, para lhe ser entregue uma placa de agradecimento em nome da seção pelo convite, apoio e dedicação que tem dado à modalidade há mais de 20 anos. Um momento vivido com grande emoção pelo dirigente surpreendido.

De regresso ao futebol, foi o momento de homenagear os técnicos do ano. Gabriel Machado foi distinguido pela secção de formação de futebol e António Paiva foi o melhor da época 2021-2022 na escola de formação do Real SC.

Luís Ventura, responsável pelos equipamentos de futebol na escola e formação do Real SC, recebeu o troféu dedicação e reconhecimento por todo o empenho ano após ano aos jogadores, treinadores e técnicos de todos os escalões que diariamente contam com o seu auxílio na manutenção e gestão dos materiais e equipamentos desportivos.

Seguiu-se o momento de reconhecer as empresas e instituições que têm sido tão fundamentais para o funcionamento do clube. Este ano, o Real SC distinguiu: a empresa Consilcar, o CECD – Centro para a educação dos cidadãos com deficiência, e os Bombeiros Voluntários de Queluz.

O presidente da direção, Adelino Ramos, subiu depois ao palco para algumas palavras de balanço da vida e atividades do clube.

É importante viver o clube de forma participativa. O Real SC é um clube de e para os sócios e atletas.

Adelino Ramos, presidente da direção do RSC

“Comemorar 71 anos é celebrar a memória dos dois clubes que estiveram na origem do Real SC. Hoje, celebramos os 71 anos num período singular e difícil. O nosso clube, como muitos outros, não escapou aos efeitos pandémicos. Quem está nas funções de dirigente não tem vida fácil para assegurar a sobrevivência de um clube cujas receitas regulares diminuíram. E ainda vai levar tempo até regressarmos aos tempos pré-pandemia. A ajuda das empresas e instituições públicas tem sido fundamental. Apesar das dificuldades, continuamos vivos para promover o desporto, a saúde e as atividades da comunidade. Somos um clube de referência com dois mil associados e 1200 atletas com elevada qualidade técnica que garante o cumprimento dos nossos desafios e objetivos. Quem faz parte da direção sabe a coragem necessária que temos de ter para avançar rumo à sustentabilidade do clube”.

Em representação da Câmara Municipal de Sintra esteve o vice-presidente.

Bruno Parreira elogiou o Real SC e disse mesmo que o clube é o melhor exemplo da importância do desporto em todo o concelho. “O Real SC tem o posicionamento mais correto no seio da comunidade e isso é a melhor ajuda para explicarmos os apoios que temos dado ao desporto e por que motivo deve ser uma prioridade. Vimos crianças que ainda não sabem ler, mas já sabem a importância que o desporto deve ter. O desporto é transmissor de valores e isso é fundamental”.

O Real SC é transversal. E juntos, unidos, empatamos, perdemos e ganhámos. É essa a mensagem do Real SC. Nunca desistir. O sentimento de pertença tem de ser uma realidade. O Real SC é a forma como sonhamos o desporto em Sintra.

Bruno Parreira, vice-presidente da CM Sintra

A VI Gala do Desporto terminou com a entrega de algumas lembranças pelas entidades convidadas e a partilha do bolo do 71.º aniversário do Real SC com todos aqueles que justificam todos a missão do Real SC: os sócios, atletas, técnicos, colaboradores, familares e amigos.

Comments are closed.