Aikido

O Aikido é uma arte marcial nobre que tem a sua origem nas arte marciais dos antigos Samurais –BUDO.

O seu fundador, o Grão-Mestre Morihei Ueshiba, ao criá-lo, compreendeu algo que considerou como uma “iluminação”:

O essencial, concluiu, não seria o de se vencer um oponente pela força, nem o de se chocar com a sua energia ou de se deixar envolver pelos seus movimentos, mas o de envolvê-lo, sim no seu próprio fluxo da sua energia.

Na verdade, o objectivo não é o de se destruir o oponente, mas meramente o de o neutralizar.
Para os praticantes, o Aikido constitui em essência, uma busca de perfeição através de prática assídua de exercícios simples, capazes de proporcionar ao corpo e ao espírito o máximo de plenitude e de autoconfiança.

Assim, um dos objectivos do Aikido é o de treinar o praticante, para que, perante qualquer situação de risco, reaja espontaneamente “aqui e agora”!

Como característica principal aponta-se a inexistência de competição, a exclusão de agressividade.
No Aikido não temos vencidos, nem vencedores.

Sensei/Instrutor José Madureira e Sensei/Instrutor Carlos Cordeiro

Horários

  • 3.ª e 5.ª feira das 9h00 às 10h00 ou das 20h35 às 21h35
  • sábados das 10h30 às 12h00

Mensalidade

  • 29 euros

Últimas notícias

RSC experimenta Jogo do Pau

Sabia que o Jogo do Pau é uma arte marcial portuguesa com origem no norte do nosso país? A origem temporal do Jogo do Pau, ou Esgrima Lusitana, não está exatamente documentada, crê-se que tenha aparecido na época medieval e evoluído ao longo do tempo como uma forma de defesa mais acessível para as camadas …

0 comments

Real SC em estágio internacional de Aikido

O Estágio Internacional de Inverno, inserido no plano de atividades anuais da Associação Cultural Portuguesa de Aikido, contou com a participação de 19 atletas do Real SC. Este estágio foi orientado por Antoine Vermeulen Shihan, 7.º DAN Aikikai de Tóquio, e aconteceu nas instalações da Escola Naval da Armada, no Laranjeiro (Almada), no final de …

0 comments

Jornadas nacionais de Aikido

O Real SC vai estar presente nas II Jornadas Nacinais de Aikido para crianças e jovens. A iniciativa é da Federação Portuguesa de Aikido e este ano junta-se à Operação Nariz Vermelho. A jornadas nacionais de Aikido têm como objetivo a promoção da modalidade e troca de experiências entre praticantes.

0 comments