Judo

Foi em 1878 que Jigoro Kano decidiu criar o Judo, como forma de ajudar a melhorar o mundo e a relação entre os seres humanos. Mas a história do Judo tem ligações mais remotas.

No Japão feudal, entre as disciplinas obrigatórias para a formação dos guerreiros (samurais), existia uma muito especial chamada Jiu-Jitsu.

Enquanto as outras usavam armas, o Jiu-Jitsu não usava, e a sua finalidade era habilitar o praticante a enfrentar adversários armados ou não, num contexto de defesa pessoal. Entre 1877 e 1880, um jovem estudante, de físico franzino chamado Jigoro Kano interessou-se pelo Jiu- Jitsu, onde os fracos, pelo emprego constante das técnicas podiam dominar os fortes. Compreendeu este jovem que o Jiu-Jitsu, desde que convenientemente adaptado, seria um sistema ideal de defesa pessoal. Em 1882, resolveu fundar a sua própria escola, à qual deu o nome de Kodokan, que se propunha difundir amplamente o caminho da moral, com métodos e princípios filosóficos básicos, ou seja, “máximo de eficiência com o mínimo de dispêndio de energia e o bem-estar e benefícios para todos”.

Mestre Manuel Pinto

Horários

  • Escolinhas: 2.ª e 4.ª feiras das 18h30 às 19h15
  • 9-13 anos: 2.ª, 4.ª e  6.ª feiras das 19h15 às 20h00
  • mais de 13 anos: 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras das 20h00 às 21h30

Mensalidade

  • 29 euros

Últimas notícias

Sucesso do judo online

Como tem sido adaptar os treinos à nova realidade imposta pelo confinamento? Os treinadores foram formados para dar, treinos e aulas, presenciais. Logo adaptar tudo a esta nova realidade, foi não só é um desafio, como uma aprendizagem contínua. Confesso que não sendo desejável, está a ser mais uma aprendizagem para a vida. Sendo uma modalidade …

0 comments

Combate e Artes Marciais no Sarau do Real SC

O Real Sport Clube realizou este sábado o primeiro Sarau de fim de época. Um espetáculo composto por duas partes, que terão lugar em dias diferentes devido à incompatibilidade de agenda. Este sábado foi dia das classes de Artes Marciais e dos Desportos de Combate encherem o pavilhão da escolas secundária Seomara da Costa Primo, …

0 comments