By

SOBRE UM MEGAPLANO

Informações

Acaba de ser divulgado o designado “plano de reestruturação para o terceiro escalão” o que nos suscita desde logo algumas questões.

Cabe desde logo perguntar por que razão a FPF não decidiu avançar já com a 3ª Liga em 2020/2021?

Terá sido simplesmente porque alguns clubes, entre os quais o Real Sport Clube, propuseram desde a primeira hora que fosse criada já na próxima época uma Liga intermédia de promoção à 2ª Liga e a FPF acha que sim mas só para o ano?

Por outro lado, será com um Campeonato de Portugal tão alargado que a FPF pretende “assegurar o maior número possível de projetos equilibrados” e “aumentar a competitividade”? Temos a certeza que não.

Será que faz sentido o alargamento para 96 equipas e continuarmos a ter apenas 2 clubes na subida aos campeonatos profissionais? Claro que não. Se com 72 equipas era inaceitável, agora com 96 é pior a emenda que o soneto!

A única explicação que se poderá depreender é a necessidade da FPF de tentar calar algumas vozes dissonantes que se fizeram sentir da parte de Associações a propósito da trapalhada com o cancelamento das provas e em particular com a decisão sobre a não realização do play-off no Campeonato de Portugal.

Na verdade, não deverá ser difícil de vislumbrar o que pode estar por trás de tudo isto. Tendo a FPF comunicado aquando do cancelamento dos campeonatos que não seria aplicado o regime de subidas e descidas, vem agora apresentar para a próxima época um formato do CP em que são promovidos 20 clubes das Associações, depois de ter dito o que disse?

É caso para se dizer que também aqui há “gato escondido com rabo de fora”!

Não pondo em causa a intenção da FPF perante a necessidade que todos sentimos de se avançar com a urgente reformulação do modelo competitivo do CP, não podemos deixar de sublinhar que mais uma vez a FPF optou pelo caminho do dar o dito pelo não dito e do toma lá e cala-te!

A grande maioria pensa assim mas nós não nos calamos!

Real Sport Clube

A Direção

07.05.2020

Comments are closed.