O Real Sport Clube realizou este sábado o primeiro Sarau de fim de época. Um espetáculo composto por duas partes, que terão lugar em dias diferentes devido à incompatibilidade de agenda. Este sábado foi dia das classes de Artes Marciais e dos Desportos de Combate encherem o pavilhão da escolas secundária Seomara da Costa Primo, na Amadora.
Uma manhã repleta de bons momentos desportivos, amplamente aplaudidos pelo público atento que compôs a plateia do Sarau.
O espetáculo começou com o habitual desfile. As classes foram chamadas separadamente e tiveram oportunidade de realizar uma breve demonstração da modalidade.
O mestre António Ramalho foi o primeiro a entrar no tapete com a classe de Karaté Adaptado, um projeto do Real SC, sob a tutela do mestre Ramalho, em parceria com a CECD do Pendão e de Mira Sintra. Depois da exibição em grupo, dois para-atletas simularam um combate e no fim o Mestre Ramalho surpreendeu o para-karateca João Carlos com o cinto verde.
Um momento de grande emoção para ambos, em particular, e classe no geral. O público não hesitou e levantou-se para aplaudir a evolução do para-karateca e a dedicação Mestre Ramalho a este projeto.
Seguiu-se a apresentação da classe de Karaté Goju-Ryu, nos diferentes escalões, incluindo a classe Kids sob orientação da professora Ana Afonso. A apresentação contou com um momento coreografado, onde a música se fundiu na perfeição com a modalidade. Para o final, ficou reservado um momento para o Kobudo.
Pausa nas artes marciais para o primeiro desporto de combate a entrar no tapete. A Capoeira orientada pelo Mestre Sargento. Um momento animado e de grande descontracção com ritmos brasileiros e acrobacias de cortar a respiração realizadas pelos vários atletas presentes, com idades muito diferentes também.
Seguiu-se o Judo, do Mestre Manuel Pinto. Foram chamados ao centro do pavilhão atletas de todos os escalões da modalidade. Uma boa oportunidade para ver não só a evolução dos jovens judocas como para contemplar as técnicas desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo da época pelos judocas mais avançados.
Continuámos nas Artes Marciais. Foi tempo do Aikido, orientado pelo professor Jerónimo Freitas, subir ao tapete do pavilhão. Os atletas mostraram várias técnicas e como o tamanho ou força são totalmente dispensáveis para anular o adversário.
Depois o Mestre António Duarte trouxe a classe de Kickboxing/Muay-Thai a este Sarau. Uma apresentação que contou com a demonstração de técnicas e golpes, para depois passar à simulação de combates. No final, foram enunciados os atletas vencedores no Campeonato Regional. O Real SC foi o clube com total aproveitamento em número de medalhados em relação ao número de participantes: sete atletas, sete medalhas.
O Shorinji Kempo, do Mestre José Araújo, foi a última classe a subir ao tapete. Depois da demonstração da modalidade, marcaram presença neste Sarau dois atletas que irão representar o país, juntamente com o par José Santos/ Nazariy Kovaliuk e o par Leonardo Costa/ Diogo Martins, pré-selecionados para integrar a comitiva Portuguesa que estará presente nos campeonatos europeus que se irão realizar no dia 6 de julho de 2019 em Estocolmo.
No fim do Sarau, o grupo de atletas, mestres e membros da direção e staff do Real Sport Clube juntaram-se para uma fotografia de grupo. São classes de Artes Marciais e de Desportos de Combate que contemplam muitos mais atletas do que aqueles presentes no evento. Importante, e acima de tudo, o Real SC deixou mais uma marca no sentimento de família que une o clube e todos aqueles que colaboram connosco ao longo da época.