By

WG 2019: balanço das Cheerleaders

Gymnaestrada

Cláudia Janelas

Não foi a minha primeira Gymnaestrada, já conto com três, mas é sempre como se fosse a primeira mais que não seja porque como treinadora às vezes que fui a este grande evento Gímnico, os meus ginastas era a primeira vez. Todas elas deixaram alguma marca e esta 16.ª Gymnaestrada Mundial não foi diferente, apesar da grande responsabilidade que recai sobre nós técnicos e coordenação de levar 62 ginastas maioritariamente menores. A Áustria é um país desenvolvidamente bonito e a cidade de Dornbirn foi uma excelente anfitriã. Evento organizado com pessoas extremamente educadas e disponíveis para ajudar fosse nos transportes no supermercado e sobretudo na escola onde ficamos alijados que só posso dizer MUITO OBRIGADA, foram top e tinham um pequeno-almoço muito bom e fomos recebidos com uma festa que durou uma semana. Foi uma semana com muitas emoções sobretudo nas apresentações de Bloco que nos emocionam ainda mais pois estamos num país que não o nosso e lá vem a pátria ao coração e também na Noite de Portugal que foi lindíssima e que me fez pisar novamente o praticável para fazer uma apresentação. Apesar de cansados devido ao caminhar constante e longo e de nos levantarmos muito cedo pois tínhamos compromissos gímnicos, pelos quais estávamos lá e correu tudo muito bem. Ainda deu tempo para conhecermos lugares muito interessantes e bonitos como o lago Konstance que faz fronteira com Áustria, Alemanha e Suíça. Tivemos pois a sorte de conhecer uma cidade alemã girissima que é Lindau. O teleférico Karren Dornbirn com uma altitude e beleza de cortar a respiração. Para além destes passeios, o bebermos com os olhos Ginástica de outros países enriquece-nos bastantes pois há sempre novidades e apresentações tão diferentes como geniais. A par desta cultura gímnica a famosa troca de equipamentos entre Nações faz da Gymnaestrada um sonho de Humanidade! Ali não há fronteiras a separar nem políticas a destruir! Só seres humanos a interagirem no seu pleno. Assim foi para mim mais uma Gymnaestrada com sabor a primeira vez e por isso agradeço às minhas ginastas que me fizeram embarcar em mais uma Gymnaestrada e fomos unidas, cúmplices e aprendemos umas com as outras, á equipa de treinadores que faço parte muito muito obrigada pq foi um grupo coeso, unido e divertido e claramente obrigada Célia que foi sempre presente em tudo e sempre super divertida. Obrigada Real.

Carolina Fernandes

Sou ginasta do Real Sport Clube desde 2015, tenho 13 anos e este ano tive o privilégio de ir à Áustria ao evento WG 2019. Foi um sonho que consegui concretizar e foi inesquecível. A minha experiência como participante deste evento.

Começou logo no primeiro dia quando tive quer deixar os meus pais e passar a assumir eu as responsabilidades sozinha, mas sempre apoiada pela minha Treinadora Cláudia Janelas e a nossa Coordenadora que fez parte do meu crescimento, Célia Afono.

A viagem correu muito bem e apesar de cansadas, estávamos desejosas de ir conhecer e ver tudo. As fotos com ginastas de outros países foram constantes. Brasil, Nepal, Canadá, Japão, etc…

A cidade Dornbirn é muito bonita e tinha tudo organizado para nos receber, mas também aproveitamos para ir conhecer outras cidades como Lindau na Alemanha. Foi uma saída que apenas a nossa classe é que fez.

Dormimos numa escola acolhedora e fizemos amizades com os voluntários e outros ginastas portugueses de outros clubes que também lá estavam a dormir.

Ao longo destes dias senti a nossa classe unida e com muita cumplicidade. Este foi um aspeto bastante positivo da nossa viagem ao WG.

As exibições também decorreram bem, senti uma grande emoção e orgulho enquanto apresentava o nosso trabalho ao público de outros países.

Ter participado neste evento vai sempre trazer me recordações que podem ser resultado de troca de equipamentos ou de experiências que se aprende, vive se e isso só foi possível em Dornbirn, na Áustria.

Comments are closed.