By

RSC experimenta Jogo do Pau

Sabia que o Jogo do Pau é uma arte marcial portuguesa com origem no norte do nosso país?

A origem temporal do Jogo do Pau, ou Esgrima Lusitana, não está exatamente documentada, crê-se que tenha aparecido na época medieval e evoluído ao longo do tempo como uma forma de defesa mais acessível para as camadas da sociedade com menos recursos económicos e vontade de aprender técnicas de defesa pessoal.

O Real SC foi conhecer de perto esta arte milenar.

As classes de Aikido, Karaté e Shorinji Kempo do Real SC entreram em contacto com a Escola de Jogo do Pau do Concelho da Moita, associação sem fins lucrativos, que tem como objetivos ensinar e promover o Jogo do Pau, de modo a reavivar o interesse por esta arte marcial nacional.

O Clube Atlético de Queluz juntou-se à iniciativa e foi nas suas instalações que decorreu uma animada manhã de workshop e treino.

As demonstrações foram levadas a cabo pelo mestre Paulo Brinca, orientador técnico da AJPCM, para além do presidente e outros dois mestres. Estiveram ainda presentes praticantes de Jogo do Pau.

O Real SC marcou presença com 36 atletas provenientes das três modalidades supra referidas.

“O encontro decorreu durante três horas, nas quais aprendemos um pouco da história do Jogo do Pau e, em termos práticos, um conjunto de princípios básicos técnicos. No final foram-nos proporcionadas várias e interessantes demonstrações da aplicação prática do vasto leque de técnicas do Jogo do Pau”, referiu o professor Jerónimo Freitas no balanço da atividade.

“Foi uma experiência que muito nos agradou e enriqueceu, tendo ficado seguramente o caminho aberto para  lhe darmos continuidade”

Professor Jerónimo Freitas – Aikido

Seja qual for o futuro do Jogo do Pau no Real SC, é de salutar o interesse, envolvimento e compromisso assumido pelas classes de Aikido, Karaté e Shorinji Kempo, com a colaboração do Clube Atlético de Queluz, para que este encontro fosse possível, ainda para mais nestes tempos tão atípicos que têm assolado a vida de todos. Bem-haja a todos os envolvidos!  

Comments are closed.