Nada como fechar uma época com a obtenção de novas graduações que premeiam todo o esforço despendido ao longo do ano. Desta feita. oito dos nossos “mini” guerreiros , com idades entre os 7 e 12 anos, foram sujeitos às provas de avaliação com pleno sucesso transitando para a graduação seguinte.
Os exames foram feitos em dias e locais diferentes, em consonância com as diferentes necessidades e complexidades de cada graduação.
O Daniel Franco, Afonso Nabais e Joana Franco fizeram o seu exame no dia 12 na Quinta das Flores em Massamá passando a pertencer ao grupo dos 5, e 7 kyus respetivamente.
Por serem mais exigentes os exames para a graduação de 3 Kyu (cinto castanho) tiveram de ser feitos em ambiente diferente, e foram cinco os examinados, Duarte Grandão, Afonso Grandão, João Fernandes, Carolina Fernandes e Lucas Vaz.
Apesar da exigência que um exame para 3 kyu requer, depois de vencida a ansiedade própria do momento, portaram-se à altura do acontecimento conseguindo o resultado tão desejado, transitar para a graduação seguinte.
De salientar, também, a graduação de 1 kyu conquistada pela Isabel, esta da classe adulta, que em situação adversa a uma prática mais especifica e consistente, fez com que não se tornasse notória essa falta e com muita segurança fez todo o exame, este já de exigência bastante alta.
Da parte dos instrutores, eu e a Sílvia Costa, ficam expressos os nossos parabéns para todos e o aviso de que:
No futuro, mais graduação equivale a mais trabalho e mais responsabilidade.
Mestre José Araújo