By

Jovens arqueiros ao lado dos melhores da Europa

Tiro com Arco

Quatro arqueiros do Real Sport Clube participaram este mês, no campeonato da europa tiro com arco para escalões jovens, em Lilleshall, Inglaterra.

A competição, que junta cadetes e juniores, tem sido uma montra dos novos craques do velho continente.

Na qualificação, o maior destaque, em termos de resultados, foi alcançado por Giselle de Sousa, que melhorou o recorde nacional de 36 flechas a 50 metros, com 338 pontos, mais oito que o máximo anterior, que já lhe pertencia.

Na qualificação, o maior destaque, em termos de resultados, foi alcançado por Giselle de Sousa, que melhorou os recordes nacionais de 36 e 72 flechas a 50 metros, com 338 e 667 pontos, respetivamente mais 8 e 24 pontos que os máximos anteriores, que já lhe pertenciam.

Patrícia Paixão foi 26.ª na classificação, terminando também no 17.º lugar, depois de ser eliminada por uma italiana.

Ainda nos juniores, mas na competição masculina, Guilherme Domingues foi 32.º na qualificação, e terminou na 33.ª posição, afastado pelo vice-campeão júnior de França.

A equipa mista compound, constituída pelos dois arqueiros do Real Giselle de Sousa e Guilherme Domingues, foi eliminada pela equipa italiana, depois de afastar nas rondas seguintes Espanha e França, disputou a final com a equipa norueguesa.

Portugal terminou na 9.ª posição, e trás para casa um novo recorde nacional de equipas mistas júnior compound, com 1310 pontos, melhorando em 15 pontos, a marca alcançada no mundial do ano passado, pela mesma dupla de arqueiros. 

A equipa portuguesa contou com dois arqueiros cadete compound, ambos do Real Sport Clube.

David Hryhoryev, que foi 24.º na qualificação cadete compound, terminou a prova na 17.ª posição, tal como Bruno Matos, que foi 25.ª na qualificação   

Além, dos quatro arqueiros do Real, todos da divisão compound, participou ainda Tiago Matos, o primeiro jovem arqueiro português a repetir a presença num europeu jovem, no atual formato da competição, que terminou a prova na 33.ª posição. 

O europeu não se realizou durante a pandemia, e regressou quatro anos depois da última edição, em Patras, na Grécia.

Esta foi, de longe, a edição com mais participantes portugueses.

A prova realizou-se no Centro Nacional de Desportos de Lilleshall, que é a casa de várias seleções do Reino Unido, com destaque para a ginástica e o tiro com arco.

Resultados dos arqueiros do Real SC: 

  • David Hryhoryev, compound cadete homem – 17.º (663, 24.º) 
  • Bruno Matos, compound cadete homem – 17.º (649, 25.º)
  • Giselle de Sousa, compound júnior senhora – 17.ª (657, 15.ª) RN parcial 338  
  • Patrícia Paixão, compound júnior senhora – 17ª (626, 26ª)
  • Guilherme Domingues, compound júnior homem – 33.º (643, 32.º)
  • Equipa mista compound júnior (Sousa/Domingues) – 9.ª (1310 pontos RN, 9.ª)

Comments are closed.