O mestre António Duarte juntou Kickboxing, Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal num workshop no Real SC com objetivo de promover várias artes marciais e desportos de combate para uma maior compreensão da sua importância e globalidade para a defesa pessoal.
Esta iniciativa aconteceu sábado, dia 12 de março, na sede do Real SC e juntou cerca de 30 pessoas.
O Kickboxing abriu a sessão e, depois do aquecimento, foram demonstradas algumas técnicas e táticas utilizadas na modalidade. O mestre António Duarte, também responsável pela modalidade no clube, orientou esta parte.
Seguiram-se técnicas de Jiu-Jitsu. Este momento decorreu sob orientação do mestre Manuel Pinto, responsável pela modalidade de Judo no RSC. O Jiu-Jitsu é uma arte marcial com origem no Japão e também um desporto de combate. A sua prática utiliza técnicas de golpes que podem ter torções e pressões para derrubar e dominar o adversário ou agressor.
Por fim, e com direito a alguns minutos de descanso, o mestre Calado com 30 anos de experiência em Defesa Pessoal, introduziu aquilo que seria última parte deste workshop. Com uma vida dedicada às artes marciais e aos desportos de combate, o mestre Calado fez questão de realçar que “todas as artes marciais e os desportos de combate são bons, não há um melhor que outro e que, no fundo, complementam-se”, sendo por isso importante poder fundir disciplinas de forma a tornar a técnica ainda mais eficaz para quem tem conhecimento.