By

Nacional de Shorinji Kempo

Combate, Shorinji-Kempo

No dia 12 de fevereiro, a Escola Secundária da Ramada, em Odivelas, recebeu o 32.º Embukai Nacional (campeonato nacional de Shorinji kempo). Um evento que contou com a participação de 182 kenshi praticantes de shorinji kempo:
14 associações locais distribuídas por vários concelhos no País e 15 juízes.

Em representação do Real Sport Clube estiveram quatro equipas: duas do escalão sénior, uma do escalão júnior e uma do escalão infantil.

Seniores

  • Beatriz Ladeira e Isabel Freitas na disciplina Kumi embu, categoria 1 Dan femininos.
  • Raquel Castanho e Bernardo Tavares NADESCIPL Kumi embu, categoria minarai até 4 Kyu

Juniores

  • João André Fernandes e Duarte Grandão disciplina Kumi embu, categoria 3kyu a 1 kyu.

Infantil

  • Afonso Grandão disciplina Tandoku (kata) categoria de 3kyu a 1Kyu

Mais uma vez as equipas conseguiram boas prestações independentemente de algum nervosismo patenteado antes da apresentação dos respetivos trabalhos.

Mestre José Araújo

“Embora não seja de todo o mais importante, dá muito alento saber que o “nosso” trabalho é valorizado e qualificado como bom através das pontuações atribuídas pelo conjunto de juízes presentes, cinco em cada área de apresentação.”

Por categoria foram as classificações foram as seguintes:

  • Beatriz Ladeira e Isabel Freitas 1 Dan, classificadas em 2.º lugar(apuramento direto para a seleção que irá estar presente em Tóquio no dia 8 de outubro no Embuaki Mundial)
  • Ana Raquel Castanho e Bernardo Tavares, Minarai até 4 Kyu pares mistos (único par nesta categoria)
  • João André Fernandes e Duarte Grandão 3kyu a 1 Kyu juniores 2.º lugar
  • Afonso Grandão, 3kyu a 1 Kyu infanti 1.º classificado

“Perante os resultados apresentados estão os praticantes do Dojo do Real Sport Clube de parabéns pelo empenho que têm vindo a demonstrar não só a nível Nacional como Internacional, caso da Beatriz Ladeira e Isabel Freitas que em Julho de 2022 obtiveram o 4.º lugar da classificação geral no Embukai Europeu. Esse par só foi superado pelas companheiras da Escola EB1 de Mem Martins também da secção de Sintra.”

A excelência dos atletas também colocou à prova os instrutores José Araújo e Sílvia Costa que mais uma vez tiveram a difícil função de serem juízes. Agora, o mestre Araújo garante que o próximo objetivo é Tóquio 2023.

Comments are closed.