O Aikido é uma arte marcial nobre que tem a sua origem nas arte marciais dos antigos Samurais –BUDO.
O seu fundador, o Grão-Mestre Morihei Ueshiba, ao criá-lo, compreendeu algo que considerou como uma “iluminação”:
O essencial, concluiu, não seria o de se vencer um oponente pela força, nem o de se chocar com a sua energia ou de se deixar envolver pelos seus movimentos, mas o de envolvê-lo, sim no seu próprio fluxo da sua energia.
Na verdade, o objectivo não é o de se destruir o oponente, mas meramente o de o neutralizar.
Para os praticantes, o Aikido constitui em essência, uma busca de perfeição através de prática assídua de exercícios simples, capazes de proporcionar ao corpo e ao espírito o máximo de plenitude e de autoconfiança.
Assim, um dos objectivos do Aikido é o de treinar o praticante, para que, perante qualquer situação de risco, reaja espontaneamente “aqui e agora”!
Como característica principal aponta-se a inexistência de competição, a exclusão de agressividade.
No Aikido não temos vencidos, nem vencedores.
Sensei/Instrutor José Madureira e Sensei/Instrutor Carlos Cordeiro
Horários
Mensalidade
O Real Sport Clube e o praticante de Aikido, João Pedro Pires estão de parabéns. No passado dia 9 de julho, no âmbito do Estágio de Verão da Associação Cultural Portuguesa de Aikido, ACPA, da qual o Real Sport Clube faz parte, o nosso praticante João Pedro de Aguiar Pires obteve a graduação de 1.º …
Chegou ao fim o jejum dos saraus do Real SC. A covid-19 já está normalizada e hoje estamos mais fortes para conviver nesta nova realidade. Ainda assim a pandemia não acabou, ainda dita regras e prudência. O Real SC realizou o sarau de encerramento da época desportiva das modalidades gimnicas, danças, artes marciais e de …
Sabia que o Jogo do Pau é uma arte marcial portuguesa com origem no norte do nosso país? A origem temporal do Jogo do Pau, ou Esgrima Lusitana, não está exatamente documentada, crê-se que tenha aparecido na época medieval e evoluído ao longo do tempo como uma forma de defesa mais acessível para as camadas …