Chama-se Sónia Carvalho e começou a praticar Yoga no início do milénio. Nesta entrevista, revela mais sobre o percurso profissional e de vida que a levou até esta modalidade que mais do que um desporto é uma forma de estar na vida.
Ao longo dos meus 50 anos, a atividade física tem sido um pilar de desenvolvimento e bem estar. Formei-me na Faculdade de Motricidade Humana, em Educação Especial e Reabilitação, e posteriormente , na Universidade Lusófona, formei-me em Educação Física e Desporto.
Descobri o yoga, como praticante no ano 2000 e apaixonei-me pelo bem estar físico e espiritual que me foi trazendo .
Depois debrucei-me sobre a temática na perspetiva de formadora. Tirei o curso professora de yoga e yogaterapia, de 200h. Paralelamente tirei uma pós graduação em exercício terapêutico e desde então dedico-me a partilhar com os meus alunos de yoga o que fui aprendendo.
O que a motivou para esta área?
Motivou-me não só o facto de ser uma disciplina inclusiva que pode ser praticada por todos, independentemente da sua aptidão física como, acima de tudo, o bem estar emocional, físico e psicomotor que o yoga, através dos assanas ( posturas ) e da respiração, traz ao praticante depois de cada sessão e que se prolonga para o seu dia a dia.
Isto é muito valioso e simples de alcançar com uma prática regular.
Neste tempo pandémico em que vivemos, quais os
principais benefícios do yoga?
A Organização Mundial da Saúde, menciona a Yoga como um meio de melhorar a saúde no seu Plano de Ação Global sobre Atividade Física 2018-2030. E afirma que a prática de yoga pode ser “uma ferramenta poderosa para lidar com o stresse da incerteza e do isolamento, bem como para manter o bem-estar durante a pandemia”.
“O Yoga não é apenas um exercício, é uma maneira de descobrir o senso de unidade consigo mesmo, com o mundo e a natureza”
Os principais benefícios do yoga passam pela valorização de um conjunto de atributos essenciais para a manutenção e elevação da nossa saúde física, bem estar espiritual e qualidade de vida, que nesta fase de pandemia, nos protegem e fortalecem .
Hoje em dia há múltiplos estudos científicos que atestam esta realidade.
Ao nível psicológico passam pelo controlo da ansiedade, redução do stress, melhoria da qualidade do sono . Os benefícios ao nível fisiológico , passam pelo melhoria da qualidade de como se respira, da força, da flexibilidade, do equilíbrio, atributos essenciais para a preservação de uma boa saúde a todos os níveis .
Porque aconselharia novos alunos a iniciar esta modalidade?
Porque o Yoga ajuda a viver melhor o dia a dia.
Porque vão encontrar um espaço de união entre o corpo e a mente, onde com o decorrer da prática se vão sentir mais calmos, mais focados no momento presente, vão melhorar a qualidade do sono, as dores no geral vão–se desvanecer ( em particular nas costas, nas pernas) . As suas articulações vão manter a adequada mobilidade e estabilidade. O equilíbrio vai ser mantido ou desenvolvido. Vão respirar melhor, com mais profundidade e dar mais saúde às células do seu corpo.
Pondera aulas online?
Privilegío o ensino presencial, mas sim, pondero. Penso que é uma ótima solução que ganhámos com a pandemia, para quem por razões de saúde ou outras, não possa vir à sala de Yoga do Real fazer a sua prática.